A energia elétrica é essencial nos dias de hoje, e não apenas nos setores comerciais, mas em todas as áreas. Nos centros urbanos, essa importância se destaca mais ainda, é só ficar algumas horas sem energia elétrica que podemos constatar isso. Um apagão, ou queda geral, em um centro urbano, pode gerar um caos e prejuízo inimagináveis.
Ainda que existam medidas de controle para que esse tipo de problema não aconteça, e ainda outras medidas para que, caso aconteça, possa ser resolvido rapidamente, há determinados tipos de estabelecimentos que, devido a diversos fatores, não podem ficar nenhum instante sem energia elétrica.
Hospitais, bancos, fábricas, e outros estabelecimentos do tipo, não podem ficar sem energia elétrica, e ainda que eles possam parar a produção e os serviços, é necessário um mínimo de energia para manter serviços vitais em funcionamento. Como por exemplo, sistemas de resfriamento de caldeiras, refrigeração de alimentos ou medicamentos, e outros sistemas que precisam estar ligados, por motivos de segurança ao edifício e às pessoas.
Energia elétrica é indispensável em centros urbanos
Imagine se uma sala de cirurgia ficasse em completo escuro, com luzes e máquinas desligadas, o risco que haveria para o paciente; ou então, um sistema de resfriamento de caldeiras em uma fábrica, sem energia: poderia ocorrer um superaquecimento e, consequentemente, muitos danos à indústria e também à própria segurança das pessoas.
.
Geradores elétricos são usados, em locais sem energia, para:
- Manter funcionando sistemas de segurança;
- Manter equipamentos de refrigeração;
- Prover energia às lâmpadas;
- Ligar máquinas em canteiros e quaisquer locais sem acesso à energia;
- Alimentar instalações e alojamentos;
- Suprir qualquer demanda por energia em casos de blackout.
A popularização do aluguel de geradores na região sudeste
Existem diversos motivos pelos quais houve uma popularização do aluguel de geradores em toda a região sudeste. É possível destacar 7 boas razões para que isso tenha ocorrido. Confira a seguir estas razões::
1. É uma medida econômica
Os casos apresentados acima são de risco à vida. Por isso esses estabelecimentos precisam de geradores fixos, sempre à disposição. Mas em vários outros casos, pode ser usado um serviço de aluguel de gerador. Desta forma, em vez de comprar um gerador, é possível apenas alugar um, pelo tempo que for necessário.
2. Grande número de regiões metropolitanas
A região sudeste brasileira é conhecida pelo grande número de regiões metropolitanas. E em toda região desse tipo, o número de comércios e estabelecimentos é grande, assim como o consumo de energia. Por isso, é de se esperar que o uso de geradores aumente. E com a demanda, surge então maior oferta, ampliando o mercado de aluguel de geradores RJ, por exemplo.
As metrópoles não param!
3. Centros populacionais atraem eventos
As metrópoles do sudeste são grandes centros populacionais, a nível nacional e até mundial. Uma grande concentração de pessoas, como nesse caso, gera também uma grande concentração cultural e artística, junto com a demanda por formas de entretenimento e lazer, e também movimentos sociais. Tudo isso, vemos manifestados em forma de eventos, exibições, shows, festas, exposições e todo tipo organização social, seja de dia ou de noite. Isso gera demanda de energia, que muitas vezes é mais fácil de ser atendida pela locação de gerador, porque nem sempre há fontes de energia elétrica acessíveis, principalmente em eventos ao ar livre.
4. Construção civil
A área da construção civil tem grande presença no sudeste brasileiro e com ela vem a demanda pelos geradores. Como muitas vezes o canteiro de obras não tem acesso à energia elétrica fornecida pelas companhias, é necessário a implementação de geradores, cujo porte pode variar de acordo com o tipo e tamanho da obra.
5. Focar em sua área
Um bom motivo para optar pela locação de geradores é poder se concentrar em outras coisas mais importantes ao seu negócio e, deixar a manutenção e a parte técnica a cargo da empresa de locação. É possível até fazer contratos de médio e longo prazo para a locação de geradores.
6. Clima
A região sudeste brasileira está localizada em uma área de clima tropical e, em grande parte, com influência de correntes do vento de origem marítima. É muito comum termos, na região, fortes tempestades e temporais nas épocas chuvosas. Essas tempestades muitas vezes acabam gerando deslizamentos, quedas de árvores, e raios, que podem causar quedas de energia. Dessa forma, a demanda por geradores cresce mais ainda, e alugá-los para a época chuvosa, pode ser uma boa opção.
7. Pequenos empreendedores
O crescente aumento de pequenos empreendedores na região também gera mercado. Porque, muitas vezes, o pequeno empreendedor ainda não tem condições financeiras de comprar um gerador, e prefere alugar um, ou então, fazer contrato com uma empresa de locação de geradores RJ.