O mercado de eventos, festas e realizações é um dos que mais crescem no país. Isso se deve a vários fatores, e tende a ser verdadeiro mesmo em épocas de crise financeira.
O principal fator é que esse segmento oscila como nenhum outro entre a clientela corporativa e a de pessoas físicas. Tal versatilidade garante uma incrível capacidade de adaptação em momentos adversos.
Adiante, entenderemos isso melhor. Este post focará, sobretudo, na parte de sonorização e multimídia, mas não apenas. Abaixo, seguem os setores mais comumente atendidos por esse ramo:
- Congressos;
- Assembleias;
- Palestras e workshops;
- Comemoração de bodas;
- Festas debutante;
- Festas de batismos, etc.
Entendendo melhor o segmento
Como dito, o setor de eventos e de som profissional tem uma incrível capacidade de adaptar-se ao momento comercial do mercado, seja ele positivo e de crescimento, seja ele mais desafiador.
No caso do público composto de pessoas físicas, a verdade é que festas como as de batismo de criança, de bodas, de aniversário de debutante, etc. têm grande apelo entre os clientes.
Por isso, elas costumam ocorrer mesmo em épocas de crise. Nem que para tanto vários familiares tenham de juntar seus recursos, o que é bastante comum.
No caso da pessoa jurídica, quando há desafios maiores e o mercado como um todo não vai tão bem, o que ocorre é que esse cenário se mostra como sendo mais um motivo para se fazer eventos e congressos.
Muitas vezes, é por meio desses encontros que os empresários ampliam sua network. E graças a isso eles começam a vislumbrar recursos de crescimento para o médio e longo prazo.
As principais soluções apresentadas pelo setor são:
- Toda a parte de sonorização;
- Soluções voltadas para vídeo;
- Toda a parte de iluminação;
- Estruturas metálicas e lonas;
- Banners, box truss e afins;
Adiante, entenderemos melhor a função e o desempenho ideal de cada uma dessas áreas.
Como não falhar na parte de sonorização?
Certamente, a sonorização de ambientes é um dos serviços mais tradicionais da área de realização de eventos.
No caso das festas familiares, não há nada mais evidente e comum do que isto: dançar. Ou ainda, do que recorrer à multimídia para rodar fotos e vídeos de momentos da vida daqueles que estão promovendo a festa.
No caso das conferências e palestras, a qualidade do som é um dos fatores de maior indício de sucesso do encontro. Afinal, nada pior do que participar de uma realização assim e sair sem ter ouvido com clareza o que foi dito pelos palestrantes e comunicadores.
Tudo isso depende, por exemplo, do tipo de caixa de som que se utiliza. Também é essa qualidade técnica o que mais promove uma empresa de eventos, garantindo a satisfação do cliente.
Portanto, certamente não é uma boa ideia economizar dinheiro na hora de decidir qual será a marca e a qualidade dos microfones, do alto falante e do sistema multimídia.
Além disso, atualmente é muito comum os eventos contarem com profissionais que tendem a agregar ainda mais dinâmica e qualidade aos momentos de confraternização.
Isso se dá pela contratação de DJs e de bandas que animam festas. Essa demanda pode ir desde uma festa realizada em uma residência, até espetáculos voltados para centenas ou milhares de pessoas.
Outras peças e partes importantes que compõem o sistema audiovisual desse tipo de evento são:
- Os moving heads e as ribaltas;
- A cenografia e os refletores em LED;
- A tela para alto falante 6 polegadas;
- Os datashows e os vídeo-mappings;
- Toda parte de treliças e backdrops, etc.
Maneiras de animar festas
Existe uma sessão diferenciada que deve estar presente em todo catálogo de eventos e festas. Trata-se da parte lúdica e de animação dos shows.
No caso de festas residenciais a animação, pode ir desde brinquedos infantis até a participação de atores fantasiados de palhaço ou de personagens de desenho animado.
Os acessórios mais comuns são:
- Pula-pula inflável;
- Cama elástica;
- Piscinas de bolinha;
- Tobogã inflável;
- Estação air game;
- Pebolim, ping-pong, etc.
Alguns itens que podem aparecer em festas residenciais também são comuns em eventos corporativos, graças à sua universalidade. É o caso do gerador de neblina.
Trata-se de um dispositivo gerador de efeitos especiais. Ele é voltado sobretudo para pistas de danças, mas também pode gerar efeitos legais durante a entrada de alguém diferenciado.
Quando ele atua em sincronia com o jogo de iluminação, as cores ficam mais realçadas e o efeito final é impressionante. Os feixes de laser verde e vermelho são mais comuns nesse caso.