A participação em feiras, congressos e exposições é uma estratégia de divulgação adotada por muitas empresas. Para participar desses eventos, muitas delas optam pelo aluguel de estandes para eventos, que são os locais onde a empresa pode fazer a divulgação do seu produto ou serviço.
A localização do estande deve ser a primeira preocupação da empresa, para que seja num local em que há grande fluxo de pessoas.
Para obter os locais mais centrais dos pavimentos onde normalmente ocorrem essas grandes feiras e exposições, as empresas precisam gastar um pouco mais. Mas o aluguel de stand no espaço de grande circulação de pessoas vale muito a pena.
Além da boa localização, os estandes precisam ser atrativos para chamar atenção do público que circula pelo evento. Como há uma grande quantidade de pessoas circulando e os estandes ficam um ao lado do outro, é preciso investir em detalhes que consigam despertar o interesse das pessoas para que elas visitem o seu estande.
Contrate uma empresa de eventos para fazer o planejamento e montagem do estande, pois pensar nas estratégias de divulgação do seu produto e serviço é fundamental para obter bons resultados.
Sendo assim, os estandes para feiras e exposições fazem parte de uma das diversas ações de marketing de uma empresa.
Participar desses eventos oferece uma boa oportunidade para fidelizar os clientes que já consomem seu produto e serviço, além de atrair o público que circula na feira e que tem interesse em algo oferecido pela área do seu negócio.
Sendo assim, a montagem de stands deve ser feita por uma equipe especializada, que faça um trabalho de qualidade, principalmente quando se pensa no acabamento do estande e materiais utilizados.
A escolha do mobiliário também deve ser pensada de forma estratégica, assim como todos os demais itens que vão compor o estande e que precisam se destacar dos demais.
Modelos de estande
Existem diversos modelos de estande, como, por exemplo, com ou sem cobertura em estrutura metálica. Cada um deles possui uma indicação para atender às necessidades que uma determinada empresa tem para aquele tipo de evento. Os modelos de estande podem ser:
básico;
padrão;
misto;
construído;
cenográfico.
O estande básico é o modelo mais simples de estande e também o mais barato. Um nível superior a ele é o padrão, que se difere do básico pelo piso elevado e teto pergolado em alumínio.
O estande misto possui elementos modulares e também elementos que são construídos e personalizados exclusivamente para aquele evento.
O estande construído não utiliza nenhuma peça modular, ou seja, ele usa apenas estruturas personalizadas, que podem ser de madeira. Em alguns casos, há até mezanino. O estande mais completo e que tem um diferencial é o cenográfico.
Dicas para montar um estande
Para que o estande consiga suprir às necessidades da empresa e auxiliar na obtenção de resultados que aquela ação estratégica de marketing se propõe a fazer, é muito importante traçar um briefing com todos os detalhes, informações, objetivos e resultados esperados.
É também nessa etapa de briefing que a empresa precisa definir qual é o material de comunicação visual que vai ser utilizado na ação, como banners, lonas ou totens. Os televisores e painéis de led são diferenciais que podem atrair mais ainda a atenção do público.
Os estandes devem ter uma estrutura de qualidade, um formato diferenciado, além de boa cobertura e móveis que sejam confortáveis e despertem a atenção das pessoas. Isso tudo para atrair o máximo número de clientes para o seu estande.
Ademais, uma equipe bem treinada, que saiba lidar com o público daquela empresa e esteja apta para esclarecer todas as dúvidas que ele, porventura, tiver, é fundamental.
Além do aluguel de estandes, muitas empresas também fazem o aluguel de tendas para eventos. Quando um evento é realizado em um espaço ao ar livre e há a possibilidade de chuva, o melhor investimento é cobrir o local, para evitar que a chuva atrapalhe o evento. Isso vale para aniversários, casamentos, demais tipos de festas e eventos corporativos.
Para fazer a instalação de tendas, o ideal é agendar uma visita técnica ao local antes do evento, para que seja analisado qual a melhor posição e qual é o tamanho da tenda necessária para aquela ocasião.