Uma vez que os eventos podem assumir formatos variados, os recursos empregados comumente apresentam uma grande diversidade.
Todavia, existem algumas questões que são básicas em qualquer tipo de evento, independentemente do seu porte ou de sua finalidade, como coberturas adequadas para a proteção das pessoas.
Nesse caso, as coberturas podem compor o projeto da construção, ser um elemento instalado posteriormente no local para evento ou alugado.
Ao falar do brise metálico, é um elemento que pode contribuir de maneira significativa proteção do ambiente em relação a incidência de luz solar e dependendo da estrutura, pode ter um potencial notável para promover o conforto térmico.
Nesse cenário, também é interessante abordar que aponta-se a existência de diversos formatos de brises, sendo que o mais comum em forma de lâmina, que recebe o nome de aleta e é amplamente utilizada nas fachadas e janelas de edificações.
Esses elementos vazados podem ser desenvolvidos tanto para uso externo quanto interno, dimensões e formas que podem variar. Diferentes maneiras classificar esses itens, tais como:
- Verticais;
- Horizontais;
- Fixos;
- Móveis.
No que diz respeito a fachada, os brises são classificados em dois tipos: horizontal e vertical. A principal distinção é a incidência solar e é algo a ser analisado de acordo com o projeto almejado pelo cliente.
Por exemplo, dependendo do local obrigado horizontal pode ser mais favorável para o proveito da luminosidade durante o dia todo, depende também do posicionamento da fachada a ser trabalhada.
Já os brises fixos e móveis, conforme a nomenclatura dos primeiros tipos já indica, são modelos fixos na superfície revisados principalmente para projetos comerciais, pois evita o movimento frequente das lâminas e possíveis danos. Os modelos móveis podem ser alterados de acordo com a necessidade dos usuários, em especial, relação à privacidade e a luminosidade.
Conheça alguns tipos de tendas para eventos
São modelos variados que podem ser encontrados para o aluguel de tendas para festas, como a tenda sanfonada, piramidal e a chapéu de bruxa.
Os primeiros modelos são os mais comuns e embora todos possuam grande resistência, é válido citar que a tenda sanfonada pode ter uma vida útil mais notável devido a estrutura composta por chapas de ferro armado e conexões por parafusos, um exemplo comum é a tenda 3×3, muito usada em eventos e áreas de lazer, como em praias para a proteção.
Já para eventos em que o propósito é principalmente impedir uma alta luminosidade e usufruir de montagens mais diferenciadas, o modelo piramidal pode ser mais vantajoso por ser modular.
É uma característica que viabiliza sua montagem por meio de agrupamento, o que resulta no aspecto de apenas uma tenda ampla.
Por fim, a tenda chapéu de bruxa tem um design mais diferenciado, que se assemelha a um cone e pode ter um desempenho acústico mais satisfatório do que outras alternativas.
Devido a estrutura apresentada, viabiliza decorações variadas, podendo ser usada para eventos comerciais, casamentos, em auditórios e outras finalidades que compõem uma ampla lista.
Principais características da cobertura abre e fecha
Para quem busca por cobertura abre e fecha, o toldo retratil pode ser uma opção vantajosa, principalmente devido à maior liberdade que esse produto apresenta para que o proprietário possa controlar a proteção.
Nesse contexto, também interessante citar que os toldos são coberturas secundárias, comumente instalados em portas e janelas, o que permite que determinadas áreas sejam expandidas.
O tipo de material presente no toldo pode variar e naturalmente depende do resultado almejado para os eventos, existem opções que bloqueiam de maneira significativa a iluminação natural e outras que podem contribuir com o melhor proveito desse recurso.
De qualquer forma, é preciso ter cautela na escolha e também nas manutenções para evitar o desgaste precoce, como higienizar sem pressão ou água quente, recolher em casos de chuvas intensas com granizo, entre outras situações que podem ser perigosas.
Qual é o principal benefício da cobertura de policarbonato?
A cobertura policarbonato conta com grande versatilidade, podendo ser instalada em telhas e chapas. O material corresponde a um termoplástico, de translucidez considerável.
Dessa forma, um dos principais benefícios desse tipo de estrutura é que viabiliza o aproveitamento da iluminação natural e para determinados eventos, principalmente no período da manhã e da tarde, isso pode ser um grande diferencial. Já para os períodos noturnos, é possível usufruir ainda mais da decoração.
Além dos aspectos apresentados, trata-se de um material leve e pode contar com estruturas em madeira, alumínio ou aço, uma vez que os requisitos não são muito rigorosos em relação ao suporte.
O que potencializa ainda mais a proteção proporcionada para os eventos, é o fato de ser um material de grande resistência a impacto e às intempéries.
Se pode observar o que as opções de cobertura para eventos são variadas, o que exige que os organizadores tenham cautela ao procurar um local, principalmente sejam alugadas.
Afinal, é imprescindível garantir que as pessoas estejam devidamente seguras e que todos os elementos necessários para um bom resultado do evento estejam posicionados