A sociedade vive atualmente na era da comunicação. Tudo é visual, tudo chama atenção. Seja andando pelas ruas quando se depara com um outdoor, seja no celular, na televisão, no computador. Em todos os lugares existem elementos visuais, estratégias de marketing, banners de consumo e outros.
A comunicação visual é muito presente nesse contexto, já que viabiliza todo o processo para que isso aconteça. O ramo da comunicação transforma todo o potencial de uma empresa em elementos visuais, conquistando clientes, fazendo com que eles associem à marca através de conteúdos que o levam até ela.
O poder da comunicação visual
É comprovado que as pessoas respondem muito melhor a estímulos visuais do que à textos longos, por exemplo. Existe maior facilidade do cérebro em gravar informações que contenham imagens, referências, símbolos e outros. Por conta disso, o mundo se tornou visual. O marketing se expandiu, as estratégias se aperfeiçoaram e hoje o cenário atual dispõe de variados elementos comunicativos.
Todo o processo de elaborar conteúdos de comunicação visual é feito por etapas. Existe um longo trabalho de estratégias, partindo do princípio inicial de definir qual é a mensagem que uma empresa deseja passar aos seus consumidores.
Quando se define a missão de um projeto, facilita todo o processo de elaboração dos conteúdos visuais. Assim, uma marca se torna eficaz e convincente, despertando a curiosidade do público geral, e destacando a empresa das demais concorrentes, tanto no mundo real como nas mídias sociais.
O segundo princípio é associado ao primeiro, pois é necessário definir como à marca deseja ser lembrada pelos clientes. Cria-se, dessa forma, a identidade visual de uma empresa. Nessa fase, é preciso dispor de bons designers ou agências de publicidade. É possível, nesse processo, investir em diversos materiais feitos sob medida que destacam o propósito da marca, como por exemplo, etiquetas personalizadas.
No mundo da comunicação visual, o que não falta é ideias de materiais estratégicos para criação. Eles podem variar tanto da criação do logo, marca d’água, banners, desenhos, animações, associações de cores da empresa, painéis, sinalizadores, estandes, displays, pintura digital e brindes personalizados.
Após a definição do propósito da empresa e quais materiais serão utilizados para reafirmá-los, cria-se a interação com o público consumidor. As pessoas começarão a interagir com os elementos visuais, por exemplo com adesivos decorativos, fazendo associações que sempre as levam para o destino final: A empresa.
A partir desse momento, a missão e imagem da empresa são reforçados através da comunicação visual, ganhando espaço no mercado concorrente.
Ao reforçar a imagem da marca por meio de uma comunicação visual, é possível:
- transformar a marca em aspectos memoráveis na vida de um cliente;
- ser lembrado pelo público de forma ágil através de associações;
- aumentar indicações de serviços e produtos que a marca realiza;
- facilita a assimilação do logotipo e da comunicação visual pelo público consumidor;
- torna-se referência no meio de atuação, visando o crescimento da marca.
Para desenvolver um excelente material visual, é preciso compreender que esse processo vai além da estética, mas envolve diversas questões técnicas e também teóricas, como as formas, tamanhos e fontes de escrita, combinações de cores, impressão pb e outros.
As vantagens de investir em comunicação visual
Investir financeiramente na comunicação visual tem alto custo-benefício, já que todo o investimento feito retornará em um curto período de tempo para a empresa. Assim, com os elementos criados pela comunicação visual, é possível ter muitos resultados positivos e ganhos de clientes, superando até mesmo as expectativas estabelecidas.
Para uma organização mais eficiente da empresa, pode-se contar com o auxílio de um bloco de pedido 2 vias. Assim, é possível controlar melhor todos os gastos e investimentos realizados.
Além da comunicação visual em ruas e lojas físicas, ela pode ser feita também pela internet, alcançando um número ainda maior de público. Quando o foco é em usuários da internet, o leque de opções pode ser ainda maior, pois são muitas as empresas concorrentes. Desta maneira, é importante utilizar de estratégias de convencimento visual, de forma instantânea e eficaz, permitindo que os elementos sejam inseridos em diversas redes sociais.
A sustentabilidade é um tema que se encontra em alta, principalmente no meio do público alternativo. Por isso, muitas empresas apostam em opções sustentáveis para a comunicação, como por exemplo a impressão em papel semente. Esse papel passa por um processo de produção e todo o papel vira planta depois. Além disso, pode se utilizado no formato 2B que equivale a oito folhas no tamanho A4.
Fica evidente o impacto que a comunicação tem na vida útil de uma empresa ou comércio. É preciso investir nesse ramo, pois ele é muito amplo e vantajoso. Alinhando as intenções empresariais com as estratégias de expansão da marca, o resultado com certeza será positivo, podendo ser alcançado por muitas vezes, em pouco tempo.