Festas empresariais podem ser grandes oportunidades por diversos motivos, principalmente, quando se leva em consideração que esses momentos, muitas vezes, são explorados para trocas de informações e uma verdadeira integração entre os funcionários.
Dessa maneira, pode-se dizer que por mais que os motivos possam ser distintos de uma empresa para outra, a interação é um dos principais pontos.
Por outro lado, deve-se levar em consideração que para um evento alcançar o sucesso, o processo de organização deve contar com um planejamento de qualidade e dedicação, em especial, de maneira prévia para evitar grandes prejuízos e situações desconfortáveis, que frustrem tanto os organizadores, quanto os convidados.
Entre os principais fatores que devem ser considerados para a organização, estão:
- Orçamento;
- Horário;
- Data e local;
- Convidados.
Uma das principais questões a serem resolvidas nesse contexto é a alimentação e uma alternativa comumente buscada corresponde ao buffet empresarial, em que os alimentos são dispostos, de formar estratégica, em uma ou mais mesas para que as pessoas tenham a liberdade de selecionar o que desejam e a quantidade.
Além disso, o serviço de buffet também pode ser complementado por petiscos ou pratos em pequenas porções servidos por garçons nas mesas dos convidados e para as pessoas circulando pelo local ou, até mesmo, em pé interagindo.
Dessa forma, trata-se de um serviço com potencial para atender às mais variadas ocasiões, desde um coquetel mais casual até confraternizações e convenções.
No entanto, ao procurar por esse tipo de opção é fundamental conhecer o portfólio da empresa e, se possível, realizar degustações, obter informações sobre a maneira de serviço e cardápios disponibilizados.
A necessidade do conhecimento é algo que se deve ao fato de que muitas empresas contam com serviços muito variados, o que pode gerar certas dúvidas para de fato encontrar a solução ideal para o tipo de evento corporativo que será realizado. Essa questão reforça a importância do suporte profissional e comunicação clara entre as empresas e clientes.
Qual é o cardápio ideal para coffee break?
Quando se fala em alimentação e empresas, comumente o coffee break para eventos é abordado, afinal, trata-se de basicamente um intervalo empregado em workshops, palestras ou, até mesmo, nas jornadas de trabalho.
Nesse último caso, existem empresas que preferem a realização somente em datas comemorativas e as que estabelecem certa periodicidade, como um coffee break trimestral ou de 15 em 15 dias.
A necessidade para realização de algo desse gênero é muito relativa, mas o cardápio é uma dúvida muito comum. Ainda assim, os alimentos mais leves frequentemente são buscados, em especial, devido ao fato de se tratar de uma ocasião com a duração relativamente mais curta em relação a outros eventos.
Dessa forma, o cardápio ideal é aquele que apresenta compatibilidade com o horário, quantidade de pessoas, praticidade e qualidade.
Entre algumas das opções constantemente buscadas devido à versatilidade para se enquadrar inclusive nos diferentes horários, estão sanduíches, pães de queijo, sucos, mini salgados, cafés, sucos, frutas e bolos.
Como escolher o local do evento?
Muitos aspectos estão relacionados à escolha do salão de festa na Vila Maria e assim como no caso da alimentação, um dos pontos cruciais é ter em mente o número de convidados do evento. Afinal, o espaço inadequado pode comprometer a festa completamente, principalmente se for menor do que o necessário.
Ainda mais, caso o lugar seja locado, dados a respeito da disponibilidade de horários e datas, orçamentos e acessibilidade, possuem grande importância.
Para facilitar a escolha, os responsáveis podem estruturar uma lista com as principais necessidades a serem atendidas pelo local e a partir desses pontos, constituírem uma busca mais precisa.
Alguns lugares, principalmente quando se trata da locação, contam com serviços extras, como parcerias que envolvem decoração e buffet, o que pode ser um grande diferencial para a escolha.
Pode-se observar que cada detalhe da organização tem grande potencial para impactar no tipo de resultado alcançado em festas e eventos.
No entanto, para um desempenho excelente é importante que o empreendedor tenha consciência de que a imagem da empresa está relacionada, de forma direta, com o resultado obtido com o evento, logo, a repercussão pode ou não fortalecer a marca e ser satisfatória para cada participante, o que pode envolver funcionários, convidados e investidores.