Praticamente todo ramo de atuação comercial precisa de eventos, seja para conquistar mais clientes ou animar o público com uma festa inesquecível.
Podemos setorizar as áreas relacionadas a eventos, em 6 vertentes principais:
- Shows e musicais;
- Festas;
- Culturais / Incentivo Governamental;
- Gastronômico / Coquetelaria;
- Familiares (Casamento, por exemplo);
- Corporativos.
Por que realizar eventos corporativos?
Os eventos corporativos, como o próprio nome já diz, são produzidos por empresas que buscam maior atuação no mercado ou a exibição de novos produtos e tecnologias.
Há muitos anos, essa técnica é utilizada para a prospecção de novos clientes e a captação de novos investidores ou colaboradores. Grandes marcas realizam eventos constantemente, para estarem no foco da grande massa.
Os eventos são vistos como uma forma de impacto e divulgação direta ao cliente, ao contrário das propagandas e do merchandising dentro dos grandes canais de comunicação (TV e Internet).
Como a comunicação é feita em eventos corporativos?
O evento está em contato direto com o público. Dentro do evento, a marca consegue abordar o cliente e lhe causar experiências interativas. Essa comunicação vai muito além de banners comunicativos.
Eventos corporativos são repletos de ativações tecnológicas, interações com o cliente e novas formas de levar o público alvo para dentro do mundo da marca.
Mostrando suas qualidades e inovações através de palestras, projeções e, normalmente, uma grande festa no final. Outra forma de exposição da marca, são as feiras.
Podemos encontrar uma infinidade delas em diversos continentes e o Brasil é um dos países com mais quantidade de feira em todo o mundo.
Muitos compradores e futuros investidores, que viajam de país em país procurando novas oportunidades, no Brasil encontram uma grande variedade de possibilidades, tornando nosso país um grande foco quando falamos de feiras corporativas.
A melhor forma de se apresentar nesses eventos, é através dos stands para feiras. Toda feira possui um mapa do seu espaço e os locais que podem ser alugados.
As marcas, por sua vez, alugam esse espaço. Quanto maior a metragem mais caro o valor final, logicamente.
Depois da garantia do espaço, a área de marketing de cada companhia desenvolve, em parceria com projetistas, o layout do stand e como será sua apresentação para o público em geral.
Após a definição desse processo, é iniciada a construção do stand e esse processo é incrivelmente rápido. Stands são montados e desmontados em um ou dois dias.
É um processo mágico e extremamente complexo, cheio de artimanhas e logísticas perfeitas que garantem a velocidade e eficácia no resultado.
Se você é um empresário novo no ramo ou dispõe de pouco orçamento para a locação de um stand inteiro, algumas feiras disponibilizam um espaço menor, chamado de quiosque.
Esse pequeno espaço é bem mais em conta do que os grandes stands e também podem garantir a sua visibilidade, se bem projetado.
A decoração de cada espaço, é exclusiva da empresa e seu projetista. Existem medidas básicas impostas pelos organizadores do espaço da feira.
Fora essas restrições, a marca locadora pode usar e abusar da criatividade e criar um ambiente único e diferenciado no seu estande.
O uso da tecnologia é bastante aplicado nessa nova era, diversas projeções e mapping podem ser produzidas especialmente para o evento.
Além de grandes luminosos e luzes de led por todo stand, que também garantem um visual moderno e inovador.
Porém o tradicional nunca sai de moda, muitos stands ainda utilizam cartazes e flyers para divulgar seus produtos, além de cada funcionário possuir seu cartão de visitas, para estreitar a comunicação com um potencial cliente.
Eventos esportivos também usam e abusam do Wind Banner e com certeza você já viu um desses por aí.
Wind banner são aqueles banners giratórios e estampados com dupla face, normalmente em formato de meia lua ou semelhante a uma prancha de surf.
Para manter o funcionamento de tantos equipamentos que precisam de energia, a maioria das grandes feiras possuem geradores próprios.
Que garantem o funcionamento do espaço, independente da distribuição de energia elétrica da rua, porém os stands nem sempre são beneficiados com esse gerador padrão.
Para garantir que todas as ideias colocadas no stand funcionem perfeitamente, projetistas e empresários buscam alugar seus próprios geradores.
O gerador de energia aluguel é uma opção bastante econômica, tendo em vista os gastos gerais de uma feira corporativa, podemos encontrar modelos novos.
Estes econômicos e quase silenciosos a partir de dois mil reais a diária, com esse custo você garante a qualidade do seu evento e o sucesso de sua empresa.