Divulgação de produtos: conheça o universo de stands

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Sob o ponto de vista dos especialistas, o Brasil é um destaque mundial no mercado de feiras e eventos.

Dados divulgados pelo Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) revelam que, entre 2001 e 2013.

Houve cerca de 590 mil eventos e feiras de negócio por ano em todo o território nacional. Destas, 52% (cerca de 305 mil), se concentraram na região Sudeste.

Contudo, não é apenas a quantidade de encontros que chama a atenção: o número de frequentadores também é impressionante, tal qual a quantidade de empregos gerados e o valor investido neles.

O motivo por trás disso é simples: encontros de negócios são excelentes oportunidades para qualquer empresa.

Além de entrar em contato com clientes em potencial, é possível conhecer novos fornecedores e parceiros, ajudando o negócio a se consolidar e a alcançar outro patamar de maturidade.

Entretanto, simplesmente se inscrever e distribuir cartões de visitas não é suficiente. É preciso investir em um espaço profissional, à altura de representar o negócio. Ou seja: um stand promocional.

Stand promocional: obrigatório em eventos

Os stands fazem parte da paisagem de toda e qualquer feira ou evento. A estrutura, normalmente montada para divulgar uma empresa.

Produto ou serviço, traz uma série de vantagens a quem investe nela. Algumas delas são:

  • Chamar a atenção de frequentadores;
  • Organização na divulgação de produtos e serviços;
  • Aparência profissional, que aumenta a confiança no negócio;
  • Interação com o público-alvo, que pode proporcionar novos insights.

Contudo, contratar uma montadora de stands qualquer e se apresentar com uma estrutura pouco robusta e nada atrativa não adianta.

É preciso usar certos elementos que atraiam a atenção para o seu stand, e permitam que o evento se torne uma mina de ouro para o seu negócio.

Como chamar mais atenção para o meu stand?

Normalmente, tanto empresas de comunicação visual quanto as especializadas em stands oferecem produtos e soluções para dar um toque final no espaço, tornando-o mais profissional e atrativo. Confira algumas das opções disponíveis:

Montagem profissional

Antes de tudo, é preciso que o espaço seja projetado e montado por profissionais. A experiência de mercado destes indivíduos, alinhado ao conhecimento que cada proprietário.

Tem sobre o seu negócio, permite montar um local que, de fato, reflita a proposta da empresa. Deste modo, é importante levar em consideração fatores como:

  • O espaço disponível;
  • O orçamento disponível;
  • O público-alvo que será atingido;
  • Quais produtos e serviços serão divulgados;
  • A identidade visual da empresa;
  • As características do evento no qual ela participa.

Todos estes fatores devem ser alinhados com a empresa responsável pelo projeto, de modo a maximizar as chances de sucesso.

Uso de um sistema de som

Em feiras de grande porte, com muitos participantes, pode ser difícil chamar a atenção do público.

Deste modo, elementos como uma caixa de som amplificada podem ajudar a marcar território.

Com a ajuda deste equipamento, um promoter pode fazer anúncios, falar brevemente sobre os produtos ou serviços divulgados pela empresa e, deste modo, atrair mais pessoas para o stand.

Contudo, é preciso ter cuidado. Em alguns eventos (principalmente aqueles que acontecem em locais fechados), há limitações quanto ao volume do som.

Ainda assim, vale o bom senso: o objetivo não é ser impertinente.

Caso o proprietário creia que, ainda assim, a solução vale a pena, ele pode procurar uma empresa de aluguel de caixa de som.

Uso de um portal inflável

Elementos visuais também têm muito potencial para atrair os participantes da feira e levar mais parceiros comerciais em potencial ao stand.

Nesse campo, o portal Inflável é um dos itens mais usados por participantes de eventos.

Trata-se de uma lona customizada, inflada com a ajuda de uma bomba de ar, o que cria um efeito visual bastante chamativo.

Novamente, antes de contratar um serviço do tipo, é preciso consultar as políticas do evento, de modo a certificar-se de que não há nenhuma restrição a seu uso.

Normalmente, estes portais costumam funcionar melhor em locais ao ar livre.

Uso de elementos decorativos

‘ Além dos portais, há uma série de itens decorativos customizados que podem ser usados para chamar a atenção do público para um stand.

Um bom exemplo é o balão metalizado, que atualmente está na moda na decoração de festas.

Trata-se de um balão, normalmente com acabamento nas cores dourado ou prateado, que é enchido com gás hélio, e mantido rente à superfície com a ajuda de um peso.

Eles podem ter formatos de letras ou números, bem como impressões personalizadas. Assim, ele pode ser elaborado conforme a identidade visual da empresa.