Um evento musical é um momento de grande alegria e também de muita arte e emoção, afinal, é naquele espaço para evento que as bandas e cantores se apresentam e tem contato com o público. O show é o momento em que o artista encontra seus fãs.
No entanto, poucas pessoas sabem como organizar um show e quais as estratégias de marketing que podem ser colocadas em prática para que esses eventos tenham grande sucesso, alavancando a carreira de músicos e bandas.
Neste artigo abordaremos como organizar um show de DJ para festa e bandas, no geral, e quais as estratégias de marketing que podem ser usados para divulgar, engajar e também planejar o evento de forma mais adequada e segura.
Eventos musicais ao ar livre
Um dos eventos mais interessantes para a carreira dos músicos são os shows ao ar livre. Isso porque um evento ao ar livre pode atrair mais pessoas, e muitas bandas e cantores se apresentam. A modalidade desses shows é conhecida como festivais.
O grande ponto para o desenvolvimento desse tipo de evento é a atenção aos detalhes. Por serem ao ar livre é necessário atentar-se para as condições climáticas para a data do evento, e também prevenir utilizando estruturas metálicas para cobertura para festa ao ar livre.
Junto com a cobertura, é muito importante que o local escolhido tenha espaço, acesso fácil e possibilidade de estacionamento. Também é preciso que a localização seja longe de vizinhos, para não incomodar os vizinhos e para que os participantes possam curtir muito.
Existem muitos aspectos para os eventos musicais ao ar livre que são importantes como:
- Tenda para festa (para caso de chuva);
- Equipamentos de som e luz;
- Banheiros químicos e a limpeza do local;
- Equipe de segurança e controle de acesso.
Com esse set list e uma equipe eficiente é possível produzir um evento de alta qualidade, com bandas incríveis e um atendimento especial. Porém, para que toda a organização do evento musical ao ar livre funcione é necessário o uso de estratégias de marketing.
Essas estratégias ajudam a impulsionar o evento e consequentemente seus participantes. Uma boa estratégia também permite que o evento tenha alcance e faturamento, com a venda de ingressos, venda de buffet de crepe para 100 pessoas, entre outros aspectos que podem ser encontrados em festivais.
Estratégias de marketing para eventos de música
Além da escolha do local, do uso de coberturas, instalação de banheiros químicos, e atenção as bandas e cantores (que podem ser a composição de camarins e disponibilização de ensaio em estúdio antes do show), é necessário investir em marketing.
E o marketing pode funcionar de duas maneiras, tanto para divulgação e alcance, bem como conseguir parcerias para a produção artística do show em forma de patrocínio.
Abaixo falaremos de alguns pontos importantes para que seja possível elaborar um bom plano de marketing para o seu evento.
1. Saiba seu público
Quando a música toca, os corações também tocam. E o show é para as pessoas que são tocadas pelo seu som. Em caso de festivais é necessário saber qual o estilo de música será, para que então os públicos sejam definidos.
Saber para qual público permitirá definir o line up do evento, as parcerias que podem ser encontradas e outros componentes.
Alguns aspectos necessários para a definição do seu público é:
- Idade;
- Poder aquisitivo;
- Gênero;
- Localização.
Conhecendo esses aspectos é possível definir o público e seus alvos.
2. Tenha uma divulgação criativa para o evento ao ar livre
Para que o público seja atingido de forma adequada é necessário a construção de uma identidade visual do evento. Essa identidade permitirá a divulgação nas redes sociais, em mídias tradicionais e em escolas de música.
Além de divulgar, uma divulgação criativa com sorteios de ingresso, conteúdo criativo, engajamento dos cantores e bandas são essenciais para que o evento seja visto como original e de qualidade, tornando então um elemento desejável e de consumo.
Invista também em influenciadores digitais e criação de vídeos promocionais para instigar o público a participar do seu evento.
Assim, vimos que para a elaboração de um evento musical ao ar livre é preciso o cuidado com a estrutura, como local, som, iluminação, banheiros e limpeza, bem como o cuidado com as estratégias de marketing para atrair público e possíveis investidores.