Festas e eventos sempre vão precisar de um buffet. Isso porque o segmento consiste em uma modalidade de serviço de comida, no qual existe um preço único e não há limite da quantidade de alimento.
Geralmente o buffet também consiste em rodízios de pratos diferenciados que são fechados com quem organiza a festa, assim existem buffets específicos como no caso de um buffet de churrasco.
O serviço também se caracteriza pela modalidade de self service também chamado de autosserviço, onde o cliente é responsável por servi-se da comida.
Para que o modelo de buffet funcione, os pratos ficam separados entre pratos quentes, saladas e sobremesas.
Como escolher o melhor buffet para uma festa de casamento?
Os buffets dentro de uma festa, principalmente como o casamento, é um dos pontos altos da comemoração. Isso porque a gastronomia que estará nos pratos ajudará a tornar todo aquele evento inesquecível.
Por esse motivo é necessário fazer as escolhas com carinho e atenção.
Para isso, é necessário sempre planejar com antecedência todos os aspectos importantes para a escolha do buffet. Afinal, cerca de 50% será gasto com esse ponto da festa.
Então, para que tudo ocorra de maneira fluida e tranquila existem algumas dicas importantes.
Dicas para a escolha do buffet perfeito
1. Defina o número de convidados da festa
O primeiro passo para definir todo o buffet é o número de convidados. Isso porque para cada quantidade de convidados haverá um custo para a produção.
Mais ainda, de acordo com a quantidade de convidados deverá ser feito um calculo específico para o número de suprimentos.
Dessa forma, existem buffet para 150 pessoas como buffet para 500 pessoas. Deve-se atentar também para o fato de que algumas empresas trabalham com número mínimo e máximo de convidados.
Lembre-se que a qualidade da comida é sempre a cargo dos buffets, por isso, procure referências da empresa e suas experiências.
2. Procure referências
De maneira mais enfática, procure referências de pessoas que já contrataram o serviço da empresa que você está disposto a fechar o contrato.
Afinal, as experiências podem ser encontrados na página da empresa nas redes sociais, em sites especializados, revistas e outros meios.
3. Veja quais serviços estão incluídos
Um buffet não se trata apenas da comida que é servida, mas também em como ela é oferecida para o público.
Assim, para escolher um buffet deve-se atentar para o tipo de festa que você quer e, principalmente, quais serviços estão inclusos como: garçons, mesas de doces, maitres e assim por diante.
Além do mais, há buffets que seguem uma cartilha pré definida de sabores, o que pode não agradar aos noivos. Assim aconselha-se a busca por buffets que personalizam o cardápio, sendo original e qualitativo.
4. Faça degustações
Após eleger alguns candidatos a fechar o contrato, é hora de degustar. Essa é uma experiência agradável e que vai ser decisiva para a escolha do serviço.
Ou seja, esse passo é essencial para que os noivos identifiquem aquele cardápio que mais tem a ver com eles.
Aqui também serão definidas as quantidades de cada tipo de alimento que ali for servido, de forma a ser tudo planejado. Se preocupe também com a qualidade dos alimentos e dos empratamentos.
5. Procure um buffet que é antenado
Os detalhes são importantíssimos para que uma empresa seja escolhida ao invés da outra. Dessa forma, escolha aquele buffet que se preocupa com alguns detalhes como:
- Alimentos que podem ter restrições;
- Opções veganas ou vegetarianas;
- Uso de alimentos orgânicos;
- Suporte e conselho da empresa contratada.
Isso garante que a escolha do buffet seja agradável e tranquila, além de possibilitar aos interessados uma ansiedade para o evento.
Essas dicas servem para a escolha de qualquer tipo de serviço de alimentação, não somente para casamentos, mas para festas de gala, aniversários infantis, chá de bebê, confraternizações de empresas ou família, jantares, almoços e assim por diante.
Com essas dicas a escolha do buffet vai ser acertada e com qualidade seja ele um Buffet de massas para aniversário ou de qualquer outro tipo.