Entre os métodos de empreendedorismo para alavancar uma marca de qualquer segmento, está o desenvolvimento de estratégias de posicionamento quanto ao trabalho realizado por uma empresa, bem como seus objetivos principais.
É necessário que a implantação dessa marca no mercado seja acompanhada de uma boa comunicação visual, através do desenvolvimento de uma identidade cuja assimilação seja satisfatória por parte do público-alvo.
A identidade visual consiste num conjunto de elementos formais e sistematizados que caracterizam uma marca, produto ou uma empresa.
A gestão da identidade visual de uma marca passa, necessariamente, por sua divulgação, o que pode ser feito das mais diversas formas: através da criação de logomarcas Curitiba, folders, material impresso variado, etc.
Hoje, diante de uma crescente necessidade de inovação, outras formas de difusão e mídias alternativas das marcas estão chamando a atenção dos profissionais de marketing dentro das empresas.
A utilização de bolas infláveis em eventos como estratégia de marketing
Uma dessas estratégias é a utilização de bola, tal como a bola inflável gigante em shows de grande porte, também conhecidas como bola-show.
Estas possuem grandes dimensões e são feitas para serem projetadas no público durante espetáculos musicais e outros tipos de evento.
Podem conter algo em seu interior ou simplesmente servirem como item decorativo e de divulgação. São confeccionadas de PVC, uma variedade de plástico atóxico, bastante leve, impermeável a qualquer tipo de líquido ou material gasoso, altamente durável, e ainda, 100% reciclável.
A Bola inflável gigante possui uma válvula para enchimento, que se realiza através de um compressor de ar e uma espessura que não provoca danos ao público.
É possível realizar a impressão de logotipos, de maneira geral, pela superfície desse objeto, ou optar por impressões em algumas de suas faces, tornando a bola inflável gigante um ótimo recurso para divulgação visual de uma marca.
O mercado de produtos como a Bola inflável como alternativa de mídia, disponibiliza, além da bola-show, outros tipos de produtos infláveis promocionais, entre eles: Blimp (balão inflável gigante de gás hélio) e Roof Tops (inflável promocional de grande porte com uma base fixa).
As vantagens da utilização de bola inflável para divulgação de uma marca em shows
Levando em consideração a variedade de produtos, que por sua vez, são oferecidos por empresas responsáveis por negócios voltados a utilização de produtos, como a Bola inflável, de teor promocional, podemos citar algumas vantagens do seu aproveitamento, como, por exemplo:
- Alto reconhecimento;
- Entretenimento do público, uma vez que estes são produtos diferentes e visualmente atrativos;
- Facilidade no transporte;
- Alcance de um público amplo, uma vez que se trata de Festas de grande porte;
- Custo-benefício, já que esses produtos podem ser utilizados novamente;
- Facilidade de montagem.
Uma pesquisa elaborada pela Advertising Age, uma revista especializada na publicação de conteúdo publicitário, como análise de dados e notícias da área, chegou ao impressionante resultado de que os anúncios de mídias secundárias convencionais produzem, em média, um recall (índice que mede a lembrança dos anúncios publicitários por parte do público-alvo) de 10%.
Enquanto que esse valor é de 60% quando se trata de propaganda realizada nesses infláveis promocionais.
Uma maneira de potencializar as estratégias de marketing em shows e eventos de grande porte
Para que a utilização das bolas infláveis e bolas-show seja satisfatória enquanto meio publicitário em eventos de grande porte, é preciso que este tenha um bom resultado de público.
Sendo assim, atrações chamativas são quesitos fundamentais. Um dos tipos mais comuns de eventos de grande porte são espetáculos musicais, nacionais ou internacionais.
Um bom retorno do investimento publicitário pode ser alcançado quando essas festas são um sucesso e, para isso, é necessário que o público seja captado por diferenciais de entretenimento e interatividade: um cantor para festas é uma boa opção.
O contato com bandas e grupos musicais que ainda não têm um tamanho tão grande pode ser feito através de suas mídias sociais ou páginas da internet.
É possível acompanhar as agendas de shows e turnês através destes meios, e realizar negociações vantajosas com os organizadores desses eventos.
Alguns sites especializados oferecem Cantor para Festas, em modalidades diversas, como formato acústico ou de banda.
Em muitos casos os preços são bastante atraentes e a negociação pode ser feita direto com os músicos.
Os eventos, onde há participação desses cantores, consistem em uma boa oportunidade de divulgação de marcas através da forma de sucesso descrita: balões de publicidade.