As feiras e eventos corporativos reúnem diversos profissionais e empresas em um único espaço, para que todos possam apresentar sua marca e os produtos e serviços que podem ser oferecidos para o mercado consumidor.
Por isso, os organizadores desse modelo de negócio precisam tomar alguns cuidados, para reunir empresas interessadas e que tenham algo para apresentar, em conjunto com um público-alvo que entenderá a proposta e participar de alguma forma, seja presencial ou mesmo ativamente.
Para as empresas que participam também é uma oportunidade de conhecer as pessoas que consomem os produtos, facilitando até mesmo a aplicação de uma pesquisa pontual, buscando entender os anseios e necessidades da população, de acordo com os produtos e serviços oferecidos.
Objetivo de encontro determina montagem espacial
As empresas possuem a rotina de produção, com os cuidados em diferentes setores e atuação no mercado. Por isso, é preciso uma equipe apropriada para participar de um evento corporativo em que o público-alvo estará presente e querendo conhecer as novidades em primeira mão.
Os organizadores devem apresentar ideias e inovações também, como uma forma de atrair participantes, como uma forma de estreitar os laços entre os participantes.
Há diversas formas de realizar um evento, como:
- Palestras;
- Congressos;
- Simpósios;
- Cerimoniais.
Esses encontros possuem finalidades diversas, mas sempre com objetivos comuns, como troca de experiências e busca por novos conhecimentos, além do fortalecimento da marca junto a fornecedores e o público-alvo.
A realização de um coffee break corporativo entre empresas funciona como forma de discutir o mercado em que todos estão inseridos. É uma possibilidade de entender o cenário econômico, as possibilidades de alcance e a realização de parcerias empresariais.
Espaço para recepção de empresas e visitantes
Os organizadores devem formar parcerias com empresas especializadas em diferentes segmentos. A limpeza do local onde estarão as empresas e os visitantes é fundamental, para garantir um espaço sempre agradável, assim como a segurança de todos.
A disposição de apresentação das empresas também é fundamental, por isso a contratação de profissionais que desenvolvem projeto de stand é imprescindível, pois eles determinam os espaços que poderão ser ocupados pelas corporações, de acordo com a disponibilidade da equipe organizadora.
A recepção dos visitantes faz parte das tarefas realizadas pelas empresas participantes. Dessa forma, a disposição de mesas e cadeiras, ou mesmo poltronas e sofás nos estandes pode ser uma maneira simpática de receber as pessoas.
Para momentos específicos, um espaço disponível com um mezanino metalico pode servir como palco para apresentação de palestrantes ou novos produtos, com destaque para as empresas que investem nesse tipo de evento.
Organização para distribuição de alimentos
A aglomeração de pessoas pode tornar um ambiente caótico, mesmo com o controle de uma portaria e a emissão de convites para calcular o número de participantes, entre empresas e visitantes.
A disposição de um buffet de crepe para 100 pessoas pode ser controlada com a permissão de entrada apenas de pessoas convidadas, durante um determinado período de tempo.
Assim os profissionais que preparam os alimentos e sua distribuição podem contar com um número adequado de ingredientes e acessórios, como pratos e talheres.
A entrada principal também precisa ser controlada, para evitar tumulto e demonstrar falta de organização desde o princípio.
Empresas de segurança evitam a bagunça com a instalação de um elemento simples, a unifila corda, que determina o espaço para que as pessoas possam se movimentar sem atrapalhar o fluxo ou movimentação de carga.
Para os organizadores, resta a responsabilidade em empregar um planejamento adequado para atendimento em todos os aspectos, desde as empresas, da menor à maior, dando a mesma importância para que estejam presentes de alguma forma junto ao mercado consumidor.
Também precisa apresentar propostas que atendam às expectativas das empresas, com um local apropriado, climatizado, que tenha fácil mobilidade dos visitantes e uma área dedicada para alimentação e descanso, dependendo do tamanho do espaço e do tempo que pretende reter os participantes.
Isso significa que um estacionamento ou oferta de transporte público seja viável, pois muitos visitantes procuram uma forma de evitar o trânsito ou metrô e ônibus lotado.
Ao mesmo tempo, a divulgação deve ser coerente e alcançar as pessoas interessadas no tema central do evento, mantendo um relacionamento aberto antes, durante e após a realização do encontro.
A percepção final será determinante para a continuidade em outros períodos, tanto por parte das empresas interessadas, que precisam de um retorno financeiro, de uma maneira ou de outra, e dos visitantes, que querem conhecer o que o mercado oferece, para garantir o conforto, a diversão, a segurança ou qualquer que seja a solução que tenha ido encontrar.