O mundo corporativo é amplo e variado e a importância da realização de eventos e feiras temáticas para a reunião de empresas diferenciadas em um único espaço tem se mostrado cada vez mais importante e eficiente. E um ponto em comum de todos esses eventos, é o investimento em alimentação e momentos separados para isso.
A divulgação de marcas, produtos e serviços concentrados dentro de um mesmo local atrai o público-alvo interessado nas novidades, assim como representantes comerciais buscam ofertas apropriadas para o segmento.
As empresas perceberam que a publicidade presente em eventos corporativos são abrangentes, levando a marca a outros consumidores de maneira orgânica e natural. Tudo isso com um custo que deve constar em um planejamento de comunicação anual.
Área de descanso e alimentação apropriada
Independentemente do assunto a ser tratado, o que as feiras e eventos comerciais têm em comum é a praça de alimentação.
Expositores e visitantes precisam se alimentar e descansar. Por isso, os organizadores desse tipo de produção investem em parcerias comerciais, oferecendo diversos benefícios como:
- Praça de alimentação adequada;
- Público interessado;
- Ambiente climatizado;
- Exclusividade de vendas.
Esses espaços contam com mesas e cadeiras para os consumidores poderem realizar as refeições de maneira correta, sentados e com apoio adequado.
A presença do público sempre é estimada de acordo com o assunto a ser tratado. Muitas vezes, as expectativas até excedem, gerando mais lucros para as empresas de alimentação participantes do evento ou feira corporativa.
A exclusividade de determinados produtos garante uma fatia maior de público, dependendo dos produtos oferecidos.
De todas as formas, é importante que pequenos, médios e grandes empresas participem de encontros de negócios, pois a interação permite a formalização de relações comerciais interessantes.
Estes espaços também funcionam como fonte de pesquisa, proporcionando uma aproximação com públicos-alvos distintos, permitindo o lançamento de novos produtos e testando in loco o que pode chegar ao mercado consumidor de maneira mais apropriada.
Para uma distribuidora de alimentos, os testes permitem verificar diferentes aspectos, sob óticas variadas, reproduzindo embalagens diferenciadas, ingredientes distintos, refletindo no produto final de maneira mais acertada.
Ambientação ajuda mobilidade interna
Os organizadores de feiras e eventos corporativos costumam utilizar pautas interessantes e apropriados para cada ano.
Dessa forma, os assuntos se tornam interessantes e não se repetem, atraindo interessados em um mesmo assunto, mas com temáticas diferentes.
Sendo assim, a ambientação dos espaços destinados para os encontros empresariais mudam e se transformam, oferecendo experiências diferentes para os expositores e visitantes.
Em muitos casos, a contratação de empresas especializadas em cenografia para eventos corporativos é essencial, pois permite o uso da criatividade desde a bilheteria, passando pelos corredores dos expositores e praça de alimentação, até a saída.
A aplicação dessa medida ajuda na disposição dos estandes dentro do espaço destinado para o evento, ajudando os expositores e os visitantes na mobilidade e facilidade de identificação de corredores e áreas dedicadas para descanso, banheiros e praça de alimentação.
O conceito proposto pelos organizadores, baseado na temática principal, também funciona como pano de fundo para a cenografia para eventos que contam com palestras, workshops, congressos e encontros empresariais, profissionais e do público-alvo interessado.
Climatização e iluminação eficientes no espaço
Muitas empresas que trabalham nas praças de alimentação precisam utilizar equipamentos eletrônicos para a preparação de pratos feitos, lanches, sucos e vitaminas. Entre eles temos:
- Microondas;
- Liquidificador;
- Batedeira;
- Refrigerador.
Isso sem contar caixas registradoras e equipamentos como fogões elétricos e máquinas de pagamento eletrônico.
Por isso, a locação de gerador de energia elétrica é uma responsabilidade que os organizadores devem se apropriar, já que a eletricidade é fundamental durante todo o período de um evento.
Mesmo com o fornecimento de energia elétrica proveniente de concessionárias públicas e privadas, o reforço de equipamentos terceirizados é uma solução para a própria segurança dos participantes, expositores e visitantes.
A iluminação deve ser adequada ao longo dos corredores e áreas agregadas, com a possibilidade do aluguel de gerador ser de uso exclusivo para os serviços prestados apenas na praça de alimentação.
A climatização também deve ser eficiente, com temperatura agradável e troca de ar com os equipamentos adequados.
O conforto e o prazer de estar em um ambiente com pessoas com o mesmo interesse desperta críticas pontuais e necessárias para as empresas.
O setor da alimentação não pode perder oportunidades como as feiras e eventos, levando seus produtos para o cliente de maneira adequada, valorizando a oportunidade de serem os primeiros consumidores com chance de experimentarem algo inédito no mercado.
Para os organizadores, a formalização de parcerias reforça o projeto como um todo, tanto para os expositores quanto para os visitantes.
Assim, proporcionar segurança, conforto e lazer em um ambiente agradável é imprescindível para o sucesso de qualquer feira ou evento corporativo, reunindo o melhor de diferentes mundos que as empresas podem oferecer.