Os eventos corporativos podem se tornar uma grande estratégia de ação de marketing para empresas, se planejado e executado por profissionais especializados.
Além disso, os eventos corporativos podem ser realizados por diversos motivos, a fim de obter maior quantidade público, aumentar o faturamento ou lançar algum produto e serviço, por exemplo.
Para isso, é importante identificar os mais diversos formatos de eventos, e conhecer cada um, de modo que a identificação ideal possa auxiliar os responsáveis de forma segura e simples, para assim atingir os objetivos e resultados almejados.
Qual a diferença de um roadshow para um workshop?
Um roadshow possui o mesmo formato de um workshop, ou seja, a reunião de profissionais de determinada área para obter conhecimento sobre novidades do mercado e para troca de informações e experiências.
Ao contrário de uma palestra, onde um fala e outros escutam, o workshop reúne profissionais e estudantes de segmentos diferentes, mas que estejam interessados pelo tema proposto do evento e pela troca de informações.
Já o roadshow, possui as mesmas características, porém, é realizado em locais e cidades diferentes com o mesmo objetivo. A cada evento, é possível que o tema abordado possa mudar.
Porém, é importante que o evento possa atrair o mesmo público, que pode ser funcionários da empresa, possíveis clientes ou afiliados, por exemplo.
O workshop ou roadshow são importantes para a capacitação profissional das pessoas que frequentam estes tipos de eventos, por isso, focar na equipe interna da empresa pode ser uma forma de investir na qualificação das equipes.
Além disso, eles podem ser finalizados com a entrega de brindes de patrocinadores e parceiros ou até da empresa organizadora, além de disponibilizar aperitivos ou refeições para os convidados e participantes.
Por que realizar uma convenção?
A convenção é um evento que reúne profissionais de segmentos específicos, para assim realizar discussões sobre temas importantes e novidades no setor que os profissionais atuam.
Em razão disso, uma convenção coletiva pode durar um dia e deve possuir estrutura para suportar muitas pessoas. Para isso, é possível realizar o convite de pessoas específicas para o evento.
Muitas vezes, as convenções são realizadas por sindicatos e companhias que desejam estabelecer uma comunicação e divulgação de informações de forma segura e precisa.
Uma convenção ainda pode ser um espaço para divulgar os serviços e produtos de parceiros e patrocinadores da empresa.
Feiras: versatilidade e organização
As feiras podem ser realizadas por diversos motivos, são um dos tipos de eventos corporativos que pode ser versátil e proporcionar vantagens diferentes, como:
- Apresentação de produtos e serviços para o público;
- Concentração do público-alvo;
- Organização do local através de stands;
- Divulgação de serviços e produtos;
- Entre outros.
Para isso, é importante a contratação de uma empresa especializada em feiras e eventos, a fim de realizar o planejamento e pesquisas sobre serviços disponíveis no mercado e que serão necessários.
Para a realização de uma feira, é possível organizar um espaço adequado e que comporte os stands e outras estruturas de forma segura para todos, além de pensar nas instalações elétricas e disposição dos alimentos no local. É possível que esse planejamento dure aproximadamente um ano.
Agora, para empresas que buscam alugar um espaço em uma feira, é importante levar em conta alguns fatores, como a ligação do nome da empresa com o evento.
Além disso, é importante pensar em recursos que possam contribuir com a obtenção da atenção dos público-alvo, como atrações, entretenimento, descontos, distribuição de brindes, amostras de produtos e serviços, entre outros.
Apostar em crachás e cordões para os crachás de identificação personalizados, é uma dica para empresas que organizam o evento e que alugam um espaço nele.
Isso permite a divulgação do nome e contatos da empresa, que também pode ser feito em outros brindes distribuídos no evento.
O sucesso do evento
Para obter os resultados desejados, é importante levar em conta diversos fatores que podem contribuir para o sucesso ou o fracasso do evento, por isso, é tão importante a contratação de empresas especializadas e o uso de um “plano B” quando necessário.
Além disso, é importante que sejam estabelecidos os objetivos e resultados desejados no planejamento, e que eles sejam seguidos antes e durante o evento, a fim de obter as vantagens buscadas com sua realização.
Para compreender mais a respeito deste processo tão rico em detalhes, recomenda-se o contato com profissionais especializados.