Um evento corporativo é uma forma muito eficiente e convidativa de posicionar a marca de forma definitiva dentro do mercado.
Além do posicionamento da marca, é importante salientar que há outros objetivos que podem levar a realização de um evento, como:
- Divulgação científica;
- Treinamentos.
- Palestras;
- Feira de negócios e outros.
Neste texto iremos falar de pontos importantes para a realização e concepção de um evento, como a organização para comprar painel de led indoor, banners e PDV’s, bem como as etapas principais para que seu evento seja um sucesso.
Entendendo um evento
Como dissemos antes, um evento tem como objetivo colocar uma marca, uma ideia, uma expressão em evidência, de forma que o fluxo pela procura de tal elemento seja grande.
Muitos deles tem como premissa a divulgação de conhecimento e também de divulgação científica como no caso dos seminários, simpósios e congressos.
Por outros lado, é de grande importância salientar que há os eventos que visam vender produtos e ideias, como palestras e workshops.
O fato é que independentemente de qual seja o evento, é importante planejamento e organização. Isso porque, sem essas etapas, a celebração pode sofrer com a dificuldade de contar com uma locação de estandes para eventos a tempo, prejudicando assim a eficiência do evento.
Quanto mais organizado e planejado o festejo for, mais bem estruturado ele será. Do mesmo modo, quaisquer problemas que ocorrerem durante sua execução, serão vencidos mais rapidamente.
Abaixo veremos com mais detalhes sobre como ocorre esse planejamento.
Planejando um evento
Antes da realização do evento em si, é importante fazer uma etapa que chamamos de pré-evento.
Também denominado de planejamento, ele leva em conta os fornecedores, como quais montadoras de stands em sp irão contatar, os tipos de buffet e outros detalhes, além do orçamento que será necessário.
Iremos falar sobre algumas etapas desse pré-evento nos tópicos a seguir:
1. Tenha em mente um tema
O tema é a base de todo o evento. Não é por menos, é por causa desse tema que você conseguirá atrair o público certo e, mais do que o público certo, irá atrair os patrocinadores corretos que farão do seu evento um sucesso.
É por conta disso que o tema deve ser bem definido e deve ser bastante atualizado. Um exemplo é se o seu intuito for tratar de venda de geradores, é importante que a feira trate sobre as técnicas mais atualizadas da venda desse produto, inovações sobre o produto, especificações e demonstrações virtuais e imersivas.
Todo esse processo permite que seu evento não seja só mais um sobre vendas, mas seja O EVENTO sobre vendas.
Isso com certeza irá atrair muitos patrocinadores, em grande parte que não apenas dão dinheiro, mas que se engajam na produção, oferecendo os equipamentos necessários para o desenvolvimento da festa, como telão de led preço, disponibilização de um local e muitos outros componentes.
2. Reconheça o seu público
O tema consegue definir bem quem é o seu público, porém é necessário ir além. Conheça a idade do seu público e onde ele está mais concentrado.
Com isso, será possível construir uma campanha de marketing altamente impactante e assertiva, encontrando as pessoas certas para o evento certo.
3. Defina o local e as datas
É muito importante que, depois de saber o seu público e seu tema, seja definido um local e as datas do evento.
Procure no calendário feriados e pontos facultativos que podem ser atrativos para o seu público, seja esse nicho interessado em automação de geradores de energia, ou então ligados em cultura pop.
Procure locais com facilidade de acesso, que permita tanto a chegada por transporte público, como a chegada por automóvel particular.
É importante buscar um local que tenham estacionamentos e pontos de alimentação, como restaurantes, para que a realização do evento tenha sucesso.
Depois da definição do local e das datas é importante preparar uma equipe capacitada que lide com diversos tipos de dados e que consiga resolver problemas de forma rápida e criativa. É importante que todo elemento precise agir dentro do orçamento.
Feito tudo isso, é só investir em divulgação e se preparar para o grande dia, ajustar a logística dos convidados e registrar a todos os momentos para colocar nas redes sociais.
Isso porque, com o sucesso e a repercussão, as chances dos patrocinadores voltarem para uma segunda edição é grande.