As catracas de acesso são muito usadas em diversos tipos de estabelecimentos, como academias, hospitais, empresas, entrada de metrôs e ônibus, entre outros.
Existem no mercado diversos modelos de catraca, feito com uma variedade de materiais, como por exemplo, aço inox e com diferentes tecnologias.
O principal objetivo das catracas para pessoas autorizadas é controlar o acesso e a saída de pessoas no seu estabelecimento, barrando aquelas pessoas que não devem entrar. As cadastras podem ser do modelo com leitor biométrico ou de cartões.
Além disso, a empresa que faz a venda e instalação de catracas também possui acessórios como uma urna que serve para depositar os cartões ou, ainda, uma portão para passar portadores de necessidades especiais ou ser usado em situações de emergência.
A catraca para ordem de fluxo controla a quantidade de pessoas em um local, evitando a passagem de mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Os locais que mais fazem uso de catracas são:
- Escolas;
- Eventos;
- Academias;
- Empresas;
- Condomínios.
Ao chegar em um estabelecimento que possua catraca, para girá-la a pessoa deve mostrar o cartão ou, se ela funcionar por biometria, a pessoa deve colocar a sua impressão digital para ser identificada.
Em seguida, a catraca avalia se essa pessoa está permitida a entrar no local, levando em consideração o horário daquele determinado momento.
Se a entrada for liberada, a catraca é destrava e a pessoa consegue entrar. As catracas, sejam elas as mais simples como catracas preço baixo ou as mais tecnológicas, registram todas as operações, que podem ser analisadas posteriormente.
Tipos mais comuns de catracas
Os modelos mais comuns de catracas são as catracas biométricas, com leitor para cartões de proximidade, ou para cartões smartcard como o mifare, ou ainda uma catraca com leitor para cartão que possua códigos de barra.
Já em relação ao tipo de braço da catraca, existem as catracas com mecanismo de braço fixo, que possui três braços feitos a partir de tubo de aço inox polido.
Há também o mecanismo anti-pânico, em que o braço tomba para a vertical, permitindo a passagem dos usuários caso seja interrompida a alimentação da catraca.
Já a cancela para estacionamento com ticket é muito usada em estacionamentos, condomínios, shoppings, supermercados e outros tipos de estabelecimentos comerciais, controlando a entrada e saída de veículos. A cancela eletrônica facilita o acesso, além de evitar a formação de grandes filas.
Há no mercado uma gama de modelos de cancelas eletrônicas. Cada uma atende melhor as necessidades de determinado estabelecimento conforme o fluxo de veículos.
Por esse motivo, o tamanho e o diâmetro da barreira, além do tempo e o número de aberturas por hora, são as variáveis de cada modelo.
Normalmente, essas cancelas eletrônicas são fabricadas em aço carbônico e, para aumentar a sua durabilidade, elas recebem uma camada de pintura eletrostática em pó, que protege contra a corrosão. Elas são sinalizadas com adesivos refletivos para que a sua barreira seja vista a longa distância.
O sistema de acionamento funciona através de um êmbolo mecânico. O amortecimento é feito por mola calibrada. O controle é realizado por uma central eletrônica microprocessada, sendo que é possível abri-la usando controle remoto, temporizador ou outros itens.
Por que ter uma catraca biométrica em academias?
A catraca para academia, seja ela biométrica ou não, é importante para controlar o acesso dos alunos e funcionários, impedindo a entrada de pessoas não autorizadas.
Além de fornecer mais segurança para a academia, não deixando que pessoas que não estejam cadastradas no sistema tenham acesso ao local, as catracas ajudam a fornecer informações para a área administrativa da academia. Isso facilita o controle de frequência do fluxo dos alunos e também dos funcionários.
As vantagens da catraca para academias são a segurança, a valorização do local, a tranquilidade, além do controle de acesso.
Como a catraca só permite a entrada de pessoas cadastradas, o ambiente se torna mais seguro. O controle desse acesso de entrada e saída valoriza o ambiente.
Ao procurar uma academia, as pessoas se sentem mais seguras numa que possua esse tipo de controle. Caso a catraca seja biométrica, ela oferece muito mais praticidade na hora da entrada e saída. Por fim, os administradores conseguem acompanhar o fluxo da academia.